thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

USANDO SEUS 5 SENTIDOS PARA AMAR

Fomos criados para amar e ser amado, e nada mais satisfatório e completo que usar nossos 5 sentidos para isso

Muitas pessoas dizem não querer se envolver com ninguém porque estão traumatizadas para amar. No entanto, o ser humano foi programado para amar e isso está nos seus cinco sentidos.

Quando você percebe o significado dos cinco sentidos você vê que eles não existem isoladamente.

 A visão que Deus nos dá está ligada ao apreciar da beleza, uma das primeiras coisas que nos atrai a uma pessoa é a sua aparência, a sua maneira de se comportar, que é notada pelos olhos.

A audição: muitas pessoas se apaixonam pelo tom de voz de uma pessoa, pelo conteúdo da conversa dela.

O olfato: quem não gosta de sentir o cheiro da pessoa amada?

O paladar: quem não gosta de comer na companhia de alguém? Qual o prazer em comer sozinho? Praticamente nenhum. Mas quando nós conhecemos alguém nós logo queremos tomar um café, almoçar ou jantar com ela. Você quer desfrutar de um dos maiores prazeres da vida que é comer com uma pessoa que você ama.

Mas, para mim, o último é o principal de todos: o toque (tato). O ser humano foi criado com o sentido do toque, nós temos a habilidade de sentir o toque e de tocar, de sentir quando nós tocamos. E nós temos esse desejo de tocar em alguém, de sentir o calor humano, de sentir a pessoa tocando o nosso corpo.

Então, naturalmente, se esses sentidos vão ser satisfeitos é preciso que haja um relacionamento amoroso com uma outra pessoa, afinal você não vai sair por aí tocando as pessoas aleatoriamente, não é verdade?

Portanto, os sentidos humanos delatam que nós fomos criados para nos relacionar. E, é claro, quando a pessoa tem alguma resistência a um relacionamento é porque isso foi fruto de um trauma, de uma má experiência, uma má referência. Assim, ela acaba inibindo todos os sentidos naturais quando diz que não quer se relacionar com ninguém.

Preste atenção: quando você não investe na sua vida amorosa, quando você não desenvolve um relacionamento saudável, você está lutando contra a sua própria natureza e é por isso que existem tantas pessoas doentes mentalmente e emocionalmente, hoje. Por quê?  Porque os próprios sentidos das pessoas não estão sendo satisfeitos.

Mas Deus criou o ser humano para estar em boa companhia e Ele é quem faz isso acontecer, por isso a sua Palavra diz:

“Deus faz que o solitário viva em família” Salmos 68:6

“Não é bom que o homem esteja só” Gênesis 2:18

Então, quando você está alinhado com a vontade de Deus você pode contar com a ajuda dEle. Quando você se revolta contra o amor, você está se revoltando contra Deus, contra sua própria natureza. Quem está sofrendo em um mau relacionamento anseia ficar sozinho e é totalmente compreensível. Mas esse sozinho é um alívio temporário, depois você começa a sentir todas as carências e necessidades que os seus cinco sentidos vão exigir de você.

Por isso, na Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras no Templo de Salomão, nós temos ensinado casais e solteiros a investirem nessa área de suas vidas e ter um resultado positivo.  Para mais informações clique aqui.

Acompanhe a mensagem no vídeo acima.

 

 

imagem do author
Colaborador

Biso Renato Cardoso