thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

UTILIDADE vs. VAIDADE: já viu este versículo?

O que Deus nos ensina é útil, proveitoso e satisfatório, mas o que o mundo nos ensina e induz é pura vaidade, ou seja, inútil. Qual vai ser a sua escolha?

Veja só o que diz o Texto Sagrado: “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar” (Isaías 48:17).

Deus não ensina o que é inútil. Ele ensina o que precisamos para a vida. Tudo o que Ele nos ensina é para nossa utilidade. Nós precisamos daquilo. Deus não desperdiça tempo com futilidades ou vaidades. E se há uma coisa comum, hoje em dia, é o ensino inútil.

A Palavra também ensina a respeito da vaidade, que é extremamente venenosa para o ser humano. O que é “vaidade”? Se você traçar uma linha horizontal, você pode colocar no início dessa linha a palavra “vaidade” e na outra ponta a palavra “utilidade”. E você vai entender que “vaidade” e “utilidade” são coisas opostas entre si. “Vaidade” vem de coisas “vãs”, ou seja, “inúteis”. São pessoas, por exemplo, que se atentam para coisas supérfluas. Mas a “vaidade” não é só isso. Ela é tudo o que não tem utilidade ou é de pouco proveito. A pessoa pode não ser vaidosa na aparência, mas, talvez, aquela pessoa passe a noite inteira em jogos virtuais. Um tempo só para entretê-la, sem promover algum benefício para a sua vida. Então, apesar da sua aparência “relaxada”, ela não deixa de ser vaidosa, porque ela está se entregando para o que é inútil.

Toda vez que você se ocupa com o que é inútil, quando você se preocupa com o que não importa tanto naquele momento, você está sendo uma pessoa vã. Jesus falou isso com Marta. Ela estava toda preocupada com a casa, com a arrumação, e Jesus falou para ela: “Marta, isto não é tão importante agora. Eu estou na sua casa.” Não significa que limpar a casa não seja importante. Mas você tem que saber quando algo não é tão importante em relação a outra coisa.

Deus instrui sobre o que é útil para a vida (com respeito à sua saúde, família, trabalho, vida espiritual). Mas as pessoas gastam tanto tempo com tantas inutilidades. Por exemplo: “eu quero assistir às notícias todos os dias para ficar informado”. Quem é que está te informando? E está te informando de quê? Quem disse que você, realmente, será informado? Se você peneirar tudo o que você viu, o que, realmente, vai sobrar? Eu não sou contra olhar as notícias. Mas, talvez, você tenha colocado uma importância muito grande nisso e você não lê um versículo no dia. O que é mais útil para a sua vida, você não faz.

Reflita sobre isto por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso