thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VEJA COMO ANDA

Como você tem andado, prudentemente ou como um néscio? Suas escolhas de hoje vão gerar os resultados que deseja amanhã

A sabedoria Divina nos aconselha:

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”

Efésios 5:15,16

Esse conselho nos convida a ver com prudência, inteligência, como temos andado, para não sermos néscios. Segundo o dicionário, néscio é:

1. que ou aquele desprovido de conhecimento, discernimento, estúpido, ignorante.

2. que ou aquele que não tem aptidão ou competência; incapaz, inepto.

A Palavra de Deus nos alerta para não vivermos como ignorantes, mas como sábios, remindo o tempo, ou seja, aproveitando o tempo ao máximo, sem desperdiçá-lo. A época de fim de ano é muito propícia para isso. Precisamos usar a inteligência e pesarmos na balança se nossos comportamentos estão valendo a pena, se nos trazem os resultados que queremos. Assim decidimos o que devemos continuar fazendo ou não.

Rever o orgulho, o perdão que não dá a quem lhe feriu, a forma dura de manter uma lista de quem lhe magoou. Isso não funciona para ninguém. Mas o perdão funciona.

Dando outro exemplo, talvez você chegue à conclusão de que nos últimos tempos tudo o que faz gira em torno de ganhar dinheiro, porque pensa que ele trará as respostas que precisa. Então, todas as suas escolhas são sobre ganhar mais dinheiro. E o resultado disso é que talvez você tenha um saldo bancário melhor (TALVEZ), mas perdeu casamento, saúde, comunhão com Deus. O dinheiro virou seu deus. Como na história do homem rico que teve uma grande colheita e pensou:

“Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

Lucas 12:18-20

Vemos tantos famosos, sem contar anônimos, jovens, ricos, que tinham tudo para viver bem, morrendo estupidamente. E a pergunta que fica é: onde está a alma deles?

Por isso a Palavra de Deus alerta a não andarmos como tolos, perdendo tempo, mas remindo o tempo. Isso significa entender que o tempo é a maior riqueza que temos, maior que dinheiro.

Se não tomar atitudes sábias, sua vida só vai piorar e saiba que você terá só uma pessoa para culpar por isso: você mesmo.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso