thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VERDADE SOBRE O SALMO 23 NO HEBRAICO

Neste vídeo, você vai entender o verdadeiro significado do Salmo 23 e como reordenar suas prioridades pode transformar sua vida. Assista até o final e descubra esse segredo poderoso

“O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará.” Essas são as palavras iniciais do Salmo 23, este famoso salmo de Davi, que traz, na sua língua original — o hebraico — um sentido diferente do que estamos acostumados.

Quando se traduz “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”, o texto indica o seguinte: “O Senhor é o meu pastor, Ele não me faltará.” Ou seja, Ele não vai faltar. Os tradutores incluíram o “nada”, que, embora não esteja errado, tira um pouco do significado completo que esse texto traz em sua língua original.

“Ele não me faltará” é bem diferente de “nada me faltará”, porque, quando se fala em “nada”, as pessoas logo pensam nas coisas materiais. Assim, o Salmo 23 é frequentemente associado às vitórias materiais, como se o salmista estivesse falando sobre o relacionamento da pessoa com os bens materiais. No entanto, o verdadeiro sentido desse Salmo é o relacionamento da pessoa com Deus, o provedor de todas as coisas.

Ou seja, o foco do Salmo 23 é o nosso relacionamento com a promessa de Deus de não faltar em nossa vida. Uma coisa é: “não vai me faltar o pão de cada dia”, outra é: “Deus não vai faltar na minha vida”. Obviamente, se Deus não vai faltar na minha vida, o pão não me faltará, porque Ele suprirá todas as minhas necessidades.

Veja que a diferença aqui é muito importante, pois muitas pessoas, em vez de buscarem o pastor, que é o Senhor, ao lerem este Salmo, buscam o “nada me faltará”. Elas têm tratado a Deus de forma errada: quando precisam de algo, vão até Ele; mas quando tudo está resolvido, deixam Deus de lado e seguem suas vidas, até a próxima necessidade. No entanto, a condição para que nada me falte é que eu faça d’Ele o meu Senhor.

Davi, que era pastor de ovelhas, sabia muito bem o que era cuidar desse animal. Ele arriscava a vida pelas suas ovelhas. Então, ele concluiu que: “Se eu nunca faltei para as minhas ovelhas, que dirá o Senhor?”

Esse é o foco que Deus quer que você tenha em sua vida: não tratá-Lo como um balcão de negócios. Deus não é um negociante, Deus é Pai, Deus é Senhor, e o que Ele quer é ter um relacionamento conosco.

Você precisa colocar em seu coração esse entendimento. Assim como você, como pai ou mãe, quer relacionamento com seu filho, você não quer que seu filho só te procure quando precisa pagar uma conta, nem quer ouvir dele apenas pedidos de dinheiro.

Muitas pessoas só se dirigem a Deus quando estão precisando de algo físico. E sabe qual é o resultado desse tipo de tratamento para com Deus? O resultado é que tudo vai faltar.

Quando Davi escreveu esse Salmo, sabia exatamente o que estava falando: “O Senhor manda, eu obedeço.” Por esse relacionamento que ele tinha com o Senhor, ele podia dizer: “O Senhor não vai me faltar; portanto, nada me faltará.”

Então, vamos reavaliar nosso relacionamento com Ele? Reavalie se você tem tratado Deus apenas como provedor das suas necessidades ou como Senhor, Guia, Diretor da sua vida, de forma que você vá onde Ele manda, faça o que Ele diz. E a consequência natural é que Ele mesmo cuidará, como todo bom Pastor, para que nada lhe falte.

Confira essa mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso