thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VIGIE SUAS PALAVRAS (AS 3 PENEIRAS)

Muitas vezes, subestimamos o impacto das nossas palavras. Alguns acreditam que podem dizer o que quiserem sem considerar as consequências, mas as palavras são como sementes que plantamos. Mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos que prestar contas das nossas palavras

Você sabia que há muita gente pagando caro pelas bobagens que falou no passado? Há quem perdeu o casamento, o relacionamento com os filhos e até mesmo a própria reputação.

Tudo isso porque muitas pessoas acreditam que podem sair por aí dizendo o que “dá na telha”. Elas usam a boca para falar absurdos, insultos, críticas gratuitas, mentiras e fofocas. Mas se esquecem, ou desconhecem, que palavras são sementes.

Veja o que o Senhor Jesus falou: “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo” (Mateus 12:36). Logo, entendemos que as palavras podem ser ociosas ou podem ter algum propósito. É até assustador pensar que cada uma das nossas palavras estão sendo gravadas nos registros celestiais.

Ele continua: “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:37).

Então, todos nós temos que ter cuidado para não criarmos provas contra nós mesmos, porque teremos de dar conta delas.

Portanto, você tem que pensar que as palavras estão te ajudando ou te afundando. E somente você tem controle sobre elas. Você escolhe o que deseja falar. Muitas pessoas pensam que há liberdade de expressão sem consequência.

Quando você ouve uma má notícia, você sente os joelhos trêmulos, um frio na barriga, porque a palavra tem um valor de perda, ela tem espírito. (Assim como acontece quando recebemos boas palavras.) As palavras, como espírito, possuem quem fala e quem ouve. Além disso, eu ouço as minhas palavras antes que outras pessoas ouçam. Então, qual é o espírito que elas transmitem? Elas são mais do que mera informação. Com um “bom dia”, você pode transmitir um espírito bom ou um desprezo.

Todos nós temos que prestar atenção para o que estamos falando. Não acumule a ira de Deus por meio de suas palavras.

O que fazer? Você já ouviu a histórias das 3 peneiras?

Certa vez, um sábio foi abordado por um homem:

– Eu quero lhe contar uma coisa a respeito de um amigo seu – disse o homem.

– Antes, eu quero saber se você passou essa informação pelas 3 peneiras. A primeira é a ‘peneira da verdade’. Isto é verdade? – questionou o sábio.

– Não sei dizer. Foi algo que eu ouvi – titubeou o homem.

– A segunda peneira é a ‘bondade’. Tem certeza que isso passou pela bondade?

– Confesso que não.

– A terceira é a ‘peneira da utilidade’. Isso que você vai me contar é útil para mim?

– Útil? Bom, na verdade, não.

– Então, se o que você quer me contar não é verdadeiro, bom e útil para mim, por favor, guarde com você – finalizou o sábio.

Pense a respeito e a mensagem completa está no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso