VOCÊ É LIVRE PARA ESCOLHER (mas o colher é obrigatório)
Que o seu desejo de vencer seja maior que o orgulho em pedir ajuda
A Palavra de Deus diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Isaías 55:6). São poucas palavras, mas poderosíssimas e carregadas de significado para nós. E são palavras que confrontam o pensamento generalizado de que “se Deus é bom, Ele tem que me ajudar. Eu não preciso fazer nada”.
Sabe aquele filho malcriado que não faz nada pelos pais e só dá problemas e quando ele está na pior fica com raiva do pai por ele não o ter ajudado a sair daquela encrenca? Assim é o ser humano. Fica com chantagem emocional. Esse filho malcriado não quer nada com o pai, mas ele quer tudo o que o pai tem. Qualquer pessoa que vê um filho maltratando o pai ou a mãe, fica indignada. Tem filho que quando o pai não faz as coisas do jeito que ele quer, ainda fica com raiva do pai. Quando você, de fora, observa isso, você diz: “que garoto insolente”. Porque o seu senso de justiça diz para você que isso está errado. Mas é exatamente assim que muitas pessoas fazem com Deus.
Em outras palavras, o versículo acima diz que a primeira parte é nossa. O “buscar” deve vir de quem está precisando de ajuda. Não é Deus que corre atrás de você. Ele está do seu lado, só esperando você buscá-Lo. Porém Ele não Se impõe. Mas o ser humano quer tanto a liberdade, e Deus dá essa liberdade para elas escolherem o que quiserem. As escolhas e as consequências são nossas. Então, se você quer ajuda, você tem que buscá-la (e com humildade). Quem busca ajuda com orgulho, provavelmente, não vai chegar muito longe. A pessoa se humilha para o gerente do banco, não é? Na entrevista de trabalho ou quando precisa de um favor de alguém. Entretanto, não quer se humilhar para Deus.
A outra verdade aqui é que você não poderá achá-Lo sempre. A porta vai se fechar. Existe o “tarde demais”. Você, que fica adiando o seu retorno para Deus porque você conta que terá muito tempo, saiba que ninguém precisa estar doente ou ser idoso para morrer. Basta você saber que a oportunidade acaba. Haverá um momento em que Deus não estará mais perto. Então, o momento é agora. Assista ao vídeo acima e reflita sobre esta mensagem na íntegra.