thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VOCÊ É SOL OU BURACO NEGRO?

Egoísmo é o caminho para a solidão, mas o altruísmo é a estrada para a felicidade. Guarde isso e pratique na sua vida

Ninguém quer morrer sozinho. A solidão, temporariamente, pode até ser agradável, quando você precisa se acalmar. Mas ela não é boa por muito tempo, porque o ser humano não foi criado para viver sozinho.

Mas, se a solidão é o que ninguém quer, por que, muitas vezes, fazemos coisas que nos levam a ela?

Por exemplo, quando você pensa na maioria das pessoas, elas tendem ao egoísmo e não ao altruísmo. “Altruísta” é alguém que deseja sempre fazer um bom serviço ao outro. O ser humano, por natureza, tem a tendência de pensar em ter o que deseja, é ele quem deve servir a si, ele tem que ser o centro do próprio interesse e atenção.

Então, a pessoa pensa: “eu tenho que ser rico”. E ela pensa em estudar e procurar uma empresa que vai servir melhor aos projetos pessoais dela.

Por que muitos relacionamentos não perduram? O que as pessoas buscam? Elas pensam: “eu me casei para ser feliz”. A pessoa se casa e fica sempre pensando no que o outro vai fazer por ela. A pessoa cobra o cônjuge daquilo que ela quer.

Assim, o egoísmo é o caminho certo para a solidão, para se terminar sozinho na vida. Ninguém gosta do egoísta. Já o altruísmo é o caminho para se ter sempre uma boa companhia ao lado. Você sente paz por fazer o bem para as pessoas.

Veja como é, aparentemente, contraditório. As pessoas egoístas pensam que vão se sentir bem se buscarem tudo para si. Mas elas acabam se sentindo vazias. E, quando você procura fazer o bem para as pessoas, você se sente útil, sente que contribuiu e você sente uma felicidade.

Certa vez, o Senhor Jesus disse: “[…] Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me” (Lucas 9:23). Ou seja, ser discípulo de Deus é negar a própria vontade. Isto é o contrário do que o mundo diz, que é “siga o seu coração” ou “vá atrás do que você quer”. A “cruz”, simbolicamente, significa sacrificar os próprios desejos em prol de um sentido maior. Jesus sabia que o propósito de levar a cruz era maior do que a própria cruz.

Portanto, o egoísmo é a estrada para a solidão. Se você buscá-lo, ensina a Palavra de Deus, você vai encontrar o vazio, a solidão, a vida sem sentido. Mas o caminho para a verdadeira felicidade é fazer o melhor pelas pessoas, não fazer de si o centro do mundo.

Pense a respeito e assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso