Você não é tão independente quanto pensa
Todos nós nos moldamos a algum modelo ou padrão ao qual aspiramos. As mulheres nas capas das revistas são apresentadas como padrão de beleza. As propagandas em todos os meios anunciam o “melhor”, “ideal”, “mais moderno, “novo” produto, serviço ou estilo de vida para as pessoas. Até a Bíblia nos apresenta homens e mulheres como modelos de fé e exemplos de vida.
É assim que o ser humano funciona. Desde crianças, aprendemos a filmar tudo e todos ao nosso redor. E os modelos e padrões mais impactantes acabaram nos programando para segui-los. Não é de se surpreender que nossos pais e nossa infância ditam praticamente 90% do nosso comportamento pelo resto da vida. É bem verdade que não gostamos de admitir isso. Em nossa cabeça, somos independentes, livres e muito mais avançados que nossos pais. Mas basta um autoexame sincero de nosso comportamento para enxergarmos o que não queremos ver. Reproduzir em nosso comportamento o que vimos e aprendemos é inevitável. A não ser que aconteça uma intervenção.
Como assim, intervenção?
Quando você desperta para o fato de que tem seguido não apenas um mas vários modelos e padrões na sua vida, então você pode usar sua inteligência e julgar se eles são dignos de ser imitados. Você pode se perguntar: eu preciso sofrer com dieta atrás dieta, pílulas de emagrecer e cirurgias plásticas para parecer com aquelas modelos photoshopadas? Se eu não vestir a roupa daquela grife, estarei realmente fora da moda? Aquele homem “de sucesso”, que é expert nos negócios mas um fracasso no casamento, é mesmo um padrão para minha felicidade? Será que o mau exemplo que vi em meu pai tem que determinar meu comportamento para o resto da vida?
Quando você identifica os maus modelos e padrões que lhe influenciam, você pode conscientemente rejeitá-los e procurar outros padrões, melhores e mais produtivos para você.
Isso é uma decisão consciente que você tem que tomar. É difícil fazer a mudança. Leva tempo. Exige a quebra de paradigmas. Às vezes, só mesmo a intervenção divina é capaz de realizar a mudança.
Mas tenha a certeza de uma coisa: você sempre seguirá um padrão, um modelo na vida, bom ou mau, queira ou não. A boa notícia é que você pode escolher qual irá seguir.
Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
— Paulo de Tarso, 1 Coríntios 11.1