VOCÊ NÃO ESCOLHE OS SENTIMENTOS, MAS PODE ESCOLHER FAZER O QUE É CERTO
Você já começou a colocar em prática os planos que fez para 2023? Sim? Não? Não espere sentir para fazer, levante-se e tome a atitude necessária para realizar seus planos
É muito importante você vencer em todas as áreas da vida. Entender que você foi projetado para buscar primeiro o seu conforto e a sua sobrevivência. Dentro de nós há um “programa” que busca sobrevivência. Por exemplo: por que o ser humano tem medo de altura? Porque o seu corpo está dizendo: “Sai daqui! Você está correndo perigo”. Tudo em nós trabalha para a nossa autopreservação. Este é um tipo de medo bom, porque ele nos ajuda. Agora, o mesmo medo que me ajuda a evitar o perigo é o que me trava para fazer coisas desafiadoras, de sair do meu conforto.
Ora, o que fazer com esta informação? O apóstolo Paulo falou assim: “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” (Romanos 7:19). Ou seja, ele falava dessa luta interior. Um lado dele queria fazer o bem e o outro lado queria o mal. É como se ele estivesse em guerra contra ele mesmo. E essa guerra diária acontece conosco todos os dias. E precisamos entender que temos sentimentos de medo, pavor, dúvida, ansiedade, incapacidade, desmotivação. Porque queremos estar em uma situação “confortável”, por assim dizer. Porém, o ser humano, por ser adaptável, acostuma-se até com a dor e acaba aceitando o problema como se fosse o certo.
Mas uma coisa muito importante que você tem que entender: se você ficar esperando sentir vontade, ânimo, motivação para fazer algo bom, provavelmente, você nunca vai começar. Por causa dessa natureza de sobrevivência, os nossos sentimentos, normalmente, nos levam a permanecer onde estamos. Você nunca vai se sentir pronto para começar um negócio, ir para a academia ou ter uma conversa difícil no relacionamento. Você tem que entender que ninguém está vindo para lhe ajudar. Para sair da situação que você está, você precisa sair por si mesmo.
Ainda que você não possa escolher os seus sentimentos, você pode escolher o que fazer a respeito deles. Você pode não sentir vontade de se levantar quando o despertador tocar, mas você pode decidir: “Eu vou me levantar”. E quando você une essa escolha ao Espírito de Deus, você sabe que não estará sozinho. Seja senhor dos seus sentimentos, não escravo. Porque os sentimentos são péssimos senhores.
Assista ao vídeo acima e reflita sobre o assunto.