Quando o casal não se fala mais
Quando o casal não se fala mais
Quando um casal entra no modo “não estamos nos falando” é porque antes eles passaram muito tempo no modo “não estamos nos ouvindo”.
Quem quer falar com alguém que não lhe ouve?
Por: Renato Cardoso
Todo mundo quer estar certo. E todo mundo quer ser ouvido. A verdade é que ninguém sempre está certo, mas mesmo assim todo mundo quer ser ouvido. Você pode não concordar com tudo o que seu parceiro diz, mas pode no mínimo fazer um esforço para realmente ouvi-lo e tentar entender seu ponto de vista. Quando seu parceiro não concorda com você, mas se esforça para ouvi-lo e finalmente entender sua posição, você já fica mais confortado. Ele ou ela não o ignorou ou deu uma ditador. Pelo menos uma de suas necessidades, a de ser ouvido, foi suprida.
Não basta vocês estarem se falando. Vocês precisam estar se ouvindo. E ouvir é o primeiro passo da comunicação. Nem eu gostaria que a Cristiane concordasse comigo sempre, mas eu sempre vou querer que ela me ouça e entenda. Concordar é uma coisa, entender é outra. Você pode não concordar sempre, mas pode sempre procurar ouvir e entender seu parceiro.
Quando se trata de relacionamento, por que insistimos em receber primeiro em vez de dar? Noventa e nove porcento das pessoas que nos procuram com suas queixas amorosas falam apenas do que o parceiro não está fazendo por elas. Meu marido não me dá atenção, minha esposa não quer ter sexo comigo, meu namorado não liga para mim… O foco é sempre no que o outro não está fazendo. E ela, será que está dando para receber?
Temos de ser iniciadores para então podermos ser receptores.
Ser ouvido é uma das necessidades mais básicas do ser humano. Tragicamente, essa necessidade não é preenchida pela maioria dos cônjuges. Por isso a maioria dos casos de traição ocorre porque o cônjuge encontrou no(a) amante uma parte do corpoextremamente sexy: um ouvido aberto.
Talvez você esteja cometendo este erro com seu parceiro. Experimente ouvi-lo e realmente entendê-lo, ainda que não concorde. Resista a tentação de retrucar, se defender, ou contrapor o ponto de vista dele(a) com o seu. Apenas ouça. Atentamente. E procure entender.
Não é difícil.
Um dos sinais de grande inteligência é a capacidade de apreciar diferentes pontos de vista sem necessariamente mudar o seu.
____________________________________________________________________________
Alie-se à Deus e vença. Participe da Terapia do Amor com Renato e Cristiane Cardoso às quintas-feiras no Templo de Salomão, Av. Celso Garcia, 605 – Brás, São Paulo. Se você não pode participar em São Paulo, busque a mais próxima da sua cidade aqui.